#minuto da perícia

PERITO, SERÁ CONSTESTADO!

pp

Escrito por prof. Audrey Souza

Em 10 de novembro de 2021

 

 

Voltando ao nosso Blog.

     

Esse é um, de uma sequência de postagens sobre o assunto. Curta e compartilhe esse primeiro. Outros melhores virão.

Um dos grandes medos dos iniciantes é ter seu laudo contestado. Então, o primeiro ponto a dizer é: SERÁS CONTESTADO.

Mas mesmo sabendo que seu laudo será contestado, você não precisa facilitar a vida dos advogados e dos assistentes técnicos nesse particular, concorda?

E se você quiser facilitar a vida deles, dificultando a sua, aqui algumas orientações fundamentais:

  • Não identifique o objeto com clareza

O objeto da perícia contempla a finalidade dos exames que você está realizando, destacando os elementos (documentos, dados e informações) que serão analisados.

Dica: busque a decisão saneadora (ou os quesitos do Juízo) fica claro o que de fato precisa ser esclarecido pela perícia na visão da Justiça. Não se guie só pelos quesitos, pois embora deferidos, os quesitos objetivam colocar a perícia na rota defendida pelas partes. Quesitos são fundamentais, mas use com sabedoria.

  • Não apresente uma análise técnica ou científica correta

Decorrente da anterior. Se você não define o objeto corretamente, suas análises dificilmente serão corretas.

Dica: A análise pode ser feita de algumas formas: a) decomponha um fato em suas partes componentes; b) investigue minuciosamente cada um dos elementos/partes, dissecando tudo; c) explore as partes, “historiando” seus componentes, bem como a relação entre elas; d) estude o fato, confrontando com o conhecimento técnico/científico em vigor.

  • Não esclareça o método utilizado

A perícia judicial e oficial tem o dever ético e legal de andar sempre do lado do conhecimento técnico e científico majoritário.

Sempre que isto não for possível, esclareça no próprio laudo.

Dica: O método basicamente representa os procedimentos de coleta e tratamento dos dados e fatos apurados no objeto e que serão analisados.

  • Não apresente respostas conclusivas a todos os quesitos

Os quesitos são fundamentais, lembra?

Via de regra são eles que direcionam o trabalho pericial, pois são a expressão das dúvidas ou controvérsias que precisam ser esclarecidas pela perícia judicial ou oficial.

Dica: Mesmo não se deixando conduzir excessivamente pelos quesitos, a perícia judicial/oficial deve apresentar resposta conclusiva, em linguagem clara, simples e lógica, indicando sempre como alcançou a resposta.

Vamos a um exemplo numa situação prática.

Imagine uma perícia contábil realizada para apurar o saldo a pagar numa relação comercial entre duas empresas.

Veja que o objeto já está definido no próprio texto: apurar o saldo a pagar numa relação comercial entre a empresa A e B.

Essa apuração precisará ser feita com base num método adequado. No caso do exemplo, realizaremos os seguintes procedimentos de coleta e tratamento: análise de livros contábeis, indagação do contador e demais pessoas conhecedoras do objeto; investigação de fatos que possam não estar presentes nos documentos disponibilizados, a exemplo de transações em caixa “dois”; apuração do saldo credor ou devedor nas relações entre as duas empresas.

Num tópico específico do laudo, você precisará apresentar as análises decorrentes dos procedimentos apresentados no parágrafo anterior. Você pode abrir uma subseção para cada tópico importante. Por exemplo: identificação das relações comerciais questionadas; análise das relações comerciais; apuração de saldo entre as empresas.

Em cada subseção, você vai apresentando o resultado de suas análises. Esse encadeamento lógico ajuda muito, principalmente se você adquirir o hábito técnico de “contar a história” dos autos e das relações questionadas, sempre de forma técnica e crítica.

Por fim, dê respostas assertivas a cada um dos quesitos formulados. Comece com sim ou não, mas sempre desenvolva, fundamente e faça as amarrações de suas respostas com os elementos (documentos) examinados. 

Dando sempre um passo para frente!

Mas, um de cada vez!

Deixa seu comentário, curta, salve, compartilhe!

O MAIOR DESCONTO DO ANO!

O mês de novembro já chegou e o final do ano já está batendo na porta. E com grandes oportunidades!

É momento de reflexão sobre tudo que já trilhou até aqui, mas já preparando seu planejamento para abraçar o próximo ano com toda força, coragem e determinação. Saindo da inércia e buscando mudar para melhor a sua vida.

Aqui é BLACK NOVEMBER!!! É isso mesmo!! Não teremos Black Friday e sim BLACK NOVEMBER!!!

válida até 30/11/21

Instituto IFS © 2021 – Todos os direitos reservados.

plugins premium WordPress